terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Roberto Carlos: de volta ao mercado latino


CD
En Vivo (Sony & BMG)
2008


Resenha publicada originalmente no jornal IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 146 (outubro de 2008).



'Roberto Carlos En Vivo' registra a apresentação realizada em Miami na qual o Rei retomou a sua carreira internacional

Com lançamento em CD e DVD previsto inicialmente para dezembro de 2007 – quando o Rei surpreendeu a todos por não ter lançado, pela primeira vez em quatro décadas, o seu tradicional disco de final de ano –, somente agora chega às prateleiras Roberto Carlos En Vivo (Sony & BMG). Contudo, somente em versão áudio, a princípio. O DVD será editado agora em setembro.

Gravado nos dias 24 e 25 de maio de 2007, no Ziff Opera House, em Miami, En Vivo registra a retomada da carreira internacional de Roberto Carlos, paralisada durante praticamente uma década. No repertório, sucessos do cantor, em sua maioria vertidos para o idioma de Cervantes, como “Emociones (Emoções)”, a bela “Que Será De Ti (Como Vai Você?)” e “Propuesta (Proposta)”, entre outros, além da célebre “El Día Que Me Quieras”, de Carlos Gardel, em uma versão realmente emocionante.

Para delírio da platéia – que provavelmente incluiu brasileiros residentes nos EUA -, duas versões eram bilíngües: “Detalles (Detalhes)” e a tocante “La Distancia (A Distância)”. Em bom português, somente “O Calhambeque (Road Hog)”, “Jesus Cristo” e a delicada “Acróstico”, música de Pra Sempre, de 2003, último CD de inéditas de Roberto.

A lamentar, o fato de ter sido excluída a versão do cantor para “Aquarela do Brasil”, clássico de Ary Barroso, o chamado “hino nacional extra-oficial”, que foi cantada por Roberto no show.

Ainda que, aos 67 anos, o Rei continue cantando o fino, com emissão e afinação simplesmente perfeitas, Roberto Carlos En Vivo pode ser considerado um trabalho majoritariamente documental. Aos fãs, resta aguardar um novo disco de inéditas, visto que o cantor completará 50 anos de carreira fonográfica em 2009. Ou, quem sabe, o registro em DVD das três históricas apresentações realizadas em agosto – duas em São Paulo e uma no Rio – ao lado de Caetano Veloso no Tributo a Tom Jobim, como parte das comemorações do meio século da bossa nova.

É esperar para ver.



Veja o vídeo da tocante versão do Rei para o clássico de Carlos Gardel, "El Día que me Queiras". Gravado no Ziff Opera House, em Miami.

Nenhum comentário: