quinta-feira, 19 de maio de 2011

Outside Groove Cats: cardápio variado

CD-demo
Outside Groove Cats (independente)
2010


Publicado originalmente em maio de 2010 no TomNeto.com.



Em seu primeiro CD-demo, quarteto carioca incorpora muitas influências, mas sem se perder



O Outside Groove Cats surgiu, a princípio, como um duo, formado pela vocalista Mia Baxtet e pelo guitarrista Alex C. Durante algum tempo, a dupla atuou como um projeto de estúdio, tendo o auxílio dos produtores André Bassman e Greg Gonzales. Entre as influências, o tecnopop da década de 1980 e 1990, de grupos como Depeche Mode, Duran Duran, Portishead e outros.

Pouco a pouco, o trabalho foi evoluindo, o que fez com que outras informações fossem incorporadas à “receita” dos músicos: Talking Head, Fletwood Mac e Blondie, além de ritmos brasileiros. Nesse intervalo, André passou a integrar a banda, como baixista. E, posteriormente, o experiente baterista Hugo Freitas juntou-se a eles – sendo esta a formação definitiva.

E eis que o OGT acaba de dar mais um importante passo em sua trajetória: o seu primeiro CD-demo – com um belo projeto gráfico –, trazendo quatro faixas (muito) bem produzidas, todas com letras em inglês: “Good Cat Gonna Bad”, “Ocean”, “Too Late” e “Leave Me In Peace”.

Alternando momentos dançantes e introspectivos, o quarteto carioca mostra personalidade. Na sensual “Gonna Cat Gonna Bad”, em meio a um baixo bem marcado e uma guitarra wah-wah, ouve-se um instigante... tamborim (!). Já “Ocean” é melodiosa, um tanto melancólica.

Em “Too Late”, entre sequenciadores, a calmaria permanece – reparem um certo clima... étnico no arranjo. A pop “Leave Me In Peace” fecha a bolacha com um astral totalmente oitentista.

Apesar do “caldeirão” de influências, o Outside Groove Cats consegue manter a unidade, sem se perder. Que o primeiro CD “de verdade” não tarde a chegar.

Nenhum comentário: