sexta-feira, 17 de abril de 2009

Oasis: grata surpresa


CD
Dig Out Your Soul (Sony & BMG)
2008

Resenha publicada originalmente no jornal IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 147 (novembro de 2008).


‘Dig Out Your Soul’ é o melhor disco do Oasis em muitos anos

Três anos após Don't Believe The Truth – um disco bem interessante, aliás –, o Oasis não apenas confirma a curva ascendente como também se supera em Dig Out Your Soul, seu sétimo álbum de estúdio (sem contar The Masterplan, compilação de lados B editada em 1998). No intervalo entre o atual e o anterior, rolou a coletânea “esquisita” Stop The Clocks, de 2006.

Mas atenção: dizer que Dig Out Your Soul é um bom álbum não significa que o Oasis tenha conseguido fazer uma nova “Champagne Supernova” ou outra “Wonderwall”. O Britpop foi bacana, mas ficou lá nos anos 90. E os irmãos Gallagher sabem disso.

Mesmo sem abrir mão das boas melodias de sempre, o Oasis resssurge áspero, urgente, sem o menor odor de naftalina. A faixa de abertura é um belo cartão de visitas: “Bag It Up” é um rock marcial, algo psicodélico, gravado quase inteiro com terça de vozes.

A canção seguinte é, provavelmente, a melhor do CD. Assumindo a influência de Ian Brown, “The Turning” traz toda a ginga dos Stone Roses (não nos esqueçamos que foi de Manchester que surgiram as chamadas “bandas de franjinha”, tipo Happy Mondays, Charlatans UK e Inspiral Carpets). Mas isso até desembocar em um refrão pesado, infalível. Vai funcionar ao vivo que é uma beleza. O finalzinho da música ainda cita “Dear Prudence”, de uma obscura banda de Liverpool chamada... Beatles.

Outra citação, desde o título até a levada, está na sombria “Waiting For The Rapture”: dessa vez de “Waiting For The Sun”, do The Doors. Alguém aí se lembra de “Imagine” na introdução de “Don't Look Back In Anger”?


Noel continua afiado como compositor

A partir do quinto álbum, Heathen Chemistry (2002), Noel Gallagher “democratizou” o processo de criação do Oasis. E os efeitos foram benéficos: isso acabou servindo para arejar o repertório da banda. Prova disso é que, atualmente, Liam consegue compor uma balada matadora como “I'm Outta Time”. Segunda faixa de trabalho, essa soa bem John Lennon – não por acaso, traz um sampler de uma declaração do próprio.

Mas Noel continua mandando muito bem. O Gallagher mais velho é o autor da bela “Falling Down”, da caipira (no melhor sentido) “(Get Off Your) High Horse” e da vibrante “The Shock Of Lightning”, primeiro single do álbum, e, desde já, uma das grandes canções da banda.

Em linhas gerais, Dig Out Your Soul é o melhor trabalho que o Oasis lança em muitos anos – e isso não é pouco. É provável que a carreira dos dois ilustres torcedores do Manchester City se beneficie bastante desse disco. Digo mais: aparecerá com destaque em qualquer lista de melhores álbuns do ano. É só esperar para ver.



P.S.: há também uma versão deluxe, dupla, cujo CD 2 traz remixes e lados B. Coisa muito fina. Vale a pena procurar.



Leia também:




Veja os vídeos de “The Shock Of Lightning”...



...“I'm Outta Time”...



...e “Falling Down”:

Nenhum comentário: