sexta-feira, 17 de abril de 2009

Da série ‘Parcerias’: Samuel Rosa e Nando Reis

Artigo publicado originalmente no TOM NETO.COM.


É Uma Partida de Futebol” foi a primeira parceria entre Samuel Rosa, vocalista do Skank, e Nando Reis [no detalhe]. Apesar de a canção jamais ter ficado de fora dos shows da banda desde que foi lançada (em 1996, no álbum O Samba Poconé), a verdade é que... o quarteto mineiro já fez coisas bem melhores...

De qualquer forma, depois de “É Uma Partida de Futebol”, TODOS os discos do Skank trazem pelo menos uma parceria entre Samuel e Nando. E, de lá para cá, a dupla só teve acertos.

Em Siderado (1998), disco que sucedeu O Samba Poconé, surgiu a balada “Resposta”, que chegou a ser gravada por ninguém menos que Milton Nascimento, com a participação de Lô Borges. Apesar de Siderado ainda apresentar a sonoridade que identificava o Skank naquela época, “Resposta” sinalizava uma influência Beatles/Clube da Esquina que a banda jamais havia exposto até então.

No trabalho seguinte, Maquinarama (2000), houve o grande “cavalo-de-pau” na carreira do Skank. Tudo o que se insinuava em “Resposta” foi afirmado com letras garrafais no álbum que, do ponto de vista conceitual, fez muito pela carreira do Skank. E, mais uma vez a parceria Samuel Rosa-Nando Reis se fez presente na singela “Ali”.

Em 2003, o grupo editou Cosmotron, que veio ampliar as mudanças estéticas trazidas por seu antecessor. Um grande disco. E, dessa vez, uma música composta por Samuel, Nando e Lô Borges foi escolhida para ser a primeira faixa de trabalho: a bela “Dois Rios”.

A coletânea Radiola chegou às prateleiras em 2004. E, entre as duas inéditas, havia, claro, uma canção composta pelos dois amigos: a tristonha “Onde Estão?”.

Carrossel foi lançado em 2006. Bom álbum que não repetiu o êxito dos anteriores, traz uma música de Samuel com o ex-Titã logo na primeira faixa: “Eu e a Felicidade”.

Já o recém-lançado Estandarte, traz, ao contrário dos trabalhos anteriores, não somente uma, mas três (!) faixas da dupla: “Ainda Gosto Dela” - primeira música de trabalho, com participação de Negra Li nos vocais -, “Pára-Raio” e “Renascença”.


Veja os vídeos de “É Uma Partida de Futebol...



...“Resposta”...



...“Ali”...



...“Dois Rios”...



...e o dueto dos parceiros em “Eu e a Felicidade”:

Nenhum comentário: