quarta-feira, 27 de maio de 2009

Lulu Santos: guitarra na TV


CD
Novelas (Som Livre)
2009

Resenha publicada originalmente no TOM NETO.COM.


A coletânea ‘Novelas’ reúne faixas que integraram trilhas globais

Várias canções de Lulu Santos foram incluídas em trilhas sonoras de novelas globais. Sendo assim, a Som Livre reuniu algumas – que fique bem claro: algumas – delas na compilação sintomaticamente batizada de Novelas.

No repertório, “Um pro Outro”, “A Cura”, “Vale de Lágrimas”, “Certas Coisas”... Enfim, só filé. Destaque para a versão inédita de “De Repente, Califórnia”, gravada exclusivamente para Três Irmãs.

De um modo geral, compilações são empobrecedoras, pois oferecem somente a parte mais “digerível” da obra de um artista. O próprio Lulu, aliás, possui em sua (extensa) discografia excelentes “lados B”, que o grande público sequer imagina. Exemplos não faltam: a mortífera trinca “Seu Mal / Moon da Lua / Metal Leve” [de O Ritmo do Momento, 1983], a bela “Bilhetinho” [Toda Forma de Amor, 1988], “Leia meus Lábios” [Honolulu, 1990], “Eu Sou Outro Você” [Liga Lá, 1997], e por aí vai...

Por outro lado, o próprio autor de “Assim Caminha a Humanidade” declarou, em entrevista concedida há cerca de dois anos, que não entendia “esses ‘manés’ que brigam com os próprios sucessos”. Faz sentido.

Considerando que vivemos em um país sem memória, é de suma importância que as pessoas sejam relembradas (ou informadas) do grande autor que Lulu Santos sempre foi. E, observando por esse prisma, até que Novelas cumpre direitinho seu papel.

Nenhum comentário: