terça-feira, 23 de junho de 2009

Manfred: estreia promissora


CD
Manfred (independente)
2009

Resenha publicada originalmente no jornal IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 149 (maio de 2009).


Seguindo os métodos de divulgação do Radiohead, o Manfred lança o seu primeiro álbum exclusivamente via web

Criado em 2005, o Manfred gravou, já no ano seguinte, um EP elogiado por veículos como O Globo. Mas agora é para valer: o trio carioca acaba de editar o seu primeiro álbum, epônimo, com dez faixas inéditas e autorais. E, a la Radiohead, o CD – que, a princípio, não sairá em versão “física” – está disponível para download gratuito no site oficial da banda [http://manfredbrasil.wordpress.com/].

A estratégia do grupo é simples: oferecer o disco de graça aos fãs significaria, ao mesmo tempo, estabelecer “cumplicidade” com o público e também “romper” com o mercado vigente. O Manfred prefere “ter milhares de downloads gratuitos do álbum, em vez de investir em algo ‘físico’ que, nos moldes fonográficos atuais, restringiria muito mais o acesso das pessoas a esse material e ao nosso som”.

A banda é formada por Marcos Manfredini (voz e guitarra), Guto Ribeiro (baixo) e Marcelo Carneiro (bateria). Guto, para quem não sabe, co-produziu, ao lado do pesquisador Marcelo Fróes, o Tributo ao Álbum Branco, dedicado ao clássico de 1968 dos sacrossantos Beatles. O Manfred, inclusive, participou do projeto com uma boa versão de “While My Guitar Gently Weeps”.

Os mais atentos certamente irão notar que o nome da banda alude a Manfredini, sobrenome de Renato Russo. E não por acaso: o saudoso líder da Legião Urbana era primo do vocalista Marcos, principal compositor do grupo.

Mas a Legião é apenas uma das influências do Manfred, juntamente com Keane, Coldplay e Travis, entre outros. Gravado entre março de 2007 e outubro de 2008, com (boa) produção da própria banda, o CD apresenta canções pop de inegável apelo radiofônico, embaladas por uma sonoridade vigorosa, típica de um power trio, como “Antes de Sonhar”, “Recomeçar” e “Me Espera”.

Contudo, há espaço para momentos mais serenos, como as baladas “Milagres”, “Chuva” e a bela “Paraíso”. As duas músicas “de trabalho” – já com clipe em vista – são “Voar” e “Quando Você Voltar”. Destaque também para “Enquanto o Mundo Continua a Girar”, provavelmente a melhor faixa do disco.

Depois da estreia promissora, a chegada do Manfred ao mainstream é apenas uma questão de tempo. Baixe já o seu.



Veja o vídeo de “Voar:

Nenhum comentário: