sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Ivete Sangalo: diva pop à moda da casa

CD e DVD No Maracanã - Multishow ao Vivo (Universal)
2007


Resenha publicada no jornal
IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 132 (maio de 2007).



Mega-show que a cantora realizou no Estádio do Maracanã recebe registro em CD e DVD

Meses atrás, uma revista de cultura pop - ou contracultura, como eles preferem - teve a coragem de fazer uma matéria de capa com Ivete Sangalo. Os protestos nos fóruns de discussão na Internet foram imediatos. Mas o fato é que a publicação merece as congratulações. Sim, porque - mesmo que alguns não queiram - a cantora é notícia. E notícia não se escolhe - se .

E convenhamos: poucas coisas são mais repugnantes do que jornalismo tendencioso e/ou omisso.

Disponível em CD e DVD, Ivete no Maracanã - Multishow ao Vivo (Universal) traz o registro do mega-espetáculo que reuniu 60 mil pessoas, no 16 de dezembro de 2006. No estádio onde já tocaram Rolling Stones, Frank Sinatra, Paul McCartney (que, segundo o Guinness, ainda mantém o recorde mundial de público pagante), Madonna, Sting e Tina Turner, Ivete foi a primeira artista brasileira a se apresentar. E a intenção da cantora - que, é bom frisar, detém o controle absoluto sobre todos os aspectos de seu trabalho - era realizar um show que, em estrutura, nada devesse a de um artista internacional. E conseguiu.

Ivete é uma entertainer como poucas, canta muito bem e, com simpatia e (bastante) pique, consegue colocar o povo todo na palma da mão. Entre sucessos populares como Arerê, Chorando se Foi (o estopim do estouro da famigerada lambada) e Preta (de Beto Barbosa), o disco traz quatro inéditas: Ilumina, Não Precisa Mudar, Dengo de Amor e Completo (esta última registrada em estúdio).

E, com esse trabalho, a baiana - ainda que negue - se aproxima lentamente do pop. E no momento em alarga seus horizontes, pode até pensar em deixar o limitado território do axé livre para as artistas que optaram por... imitá-la.

Os convidados são: Alejandro Sanz (na bela Corazón Partío, maior sucesso do cantor espanhol), Saulo Fernandes (Banda Eva), MC Buchecha (no medley Nosso Sonho/ Conquista/ Poder), Durval Lelys (Asa de Águia) e Samuel Rosa, do Skank (em Não Vou Ficar, de Tim Maia, famosa na voz de Roberto Carlos). A memória do saudoso síndico está presente também em Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar), que Ivete cantou sozinha.

O DVD traz faixas bônus como Sá Marina (de Antônio Adolfo e Tibério Gaspar, sucesso na voz de Wilson Simonal), Se Eu Não te Amasse Tanto Assim e as infalíveis Festa, Flor do Reggae e Sorte Grande.

Moral da história: Ivete (embora orgulhosa de suas raízes baianas) é uma diva pop, sim - só que com o nosso... tempero. Além disso, possui um público numeroso - e essas pessoas merecem tanto respeito quanto a torcida de um grande clube de futebol. Todos têm o direito de não gostar do repertório que ela canta - que, de fato, poderia ser bem melhor. Mas vamos admitir: ela (sem trocadilho) é muito boa naquilo que se propõe.

E ponto final.

Nenhum comentário: