2009
Em grande fase, banda disponibiliza CD ao vivo gratuitamente na web
A vitoriosa turnê Viva la Vida – do igualmente bem-sucedido álbum homônimo –, acaba de gerar um disco ao vivo. Left Right Left Right Left foi disponibilizado pelo Coldplay para download gratuito no endereço http://lrlrl.coldplay.com/leftright.html. É o Radiohead fazendo escola – e a banda de Chris Martin jamais escondeu sua admiração por Thom Yorke e companhia.
Em suas nove faixas, gravadas em várias partes do mundo, Left Right Left Right Left reúne quatro músicas de Viva la Vida (“Strawberry Swing”, “42”, “Death and All His Friends” e a faixa-título) e sucessos anteriores como “Fix You” e “Clocks” em versões corretas – os arranjos “respeitam” demais as gravações originais.
A única exceção é “The Hardest Part”, apresentada em um singelo arranjo de voz e piano, em medley com a vinheta instrumental “Postcards from Far Away”. Completam o repertório “Death Will Never Conquer” – cantada pelo baixista Will Champion –, single lançado logo após Viva la Vida, e “Glass of Water”, do EP Prospekt's March.
E, por falar em EP: a bem da verdade, Left Right Left Right Left pode ser considerado justamente isso, um EP “melhorado”. Para ser um disco ao vivo “de verdade”, seriam necessárias mais faixas, com hits como “The Scientist”, “Trouble” e, principalmente “Yellow”, além de boas faixas recentes como “Lost!”, “Violet Hill” e “Lovers in Japan”.
De qualquer forma, vale a pena ouvir, no decorrer do álbum, todo o entusiasmo do público com a banda inglesa. Em “Viva la Vida” – uma canção estupenda, que mereceu todo o sucesso que fez –, a plateia, em êxtase, continua cantando “ô ôô ôô”, mesmo depois de a música já ter acabado (!). Não por acaso, já eram contabilizados, até o fechamento desta edição, mais de 3,5 milhões de downloads (!).
O Coldplay declarou que, exceto em festivais, todas as pessoas que comparecerem a apresentações do grupo receberão uma cópia física de Left Right Left Right Left na saída do show. Esse gesto é um “agradecimento” da banda “às pessoas que compraram o nosso CD, mesmo em um período de crise mundial”.
Muito bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário