sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Noel Gallagher: sonhos não envelhecem


CD
The Dreams We Have As Children (Big Brother)
2009


Apresentação beneficente gera o primeiro álbum solo do líder do Oasis

A exemplo de seu irmão, Liam, Noel Gallagher sempre posou de bad boy, seguindo a cartilha de marketing que os Rolling Stones utilizavam nos anos 60. Mas, na realidade, talvez não seja bem assim...

Prova disso é que Noel realizou, em março de 2007, um show solo no Royal Albert Hall, em Londres, em prol do Teenage Cancer Trust. E essa apresentação recebe agora registro em CD, intitulado The Dreams We Have As Children. É o seu primeiro trabalho longe do Oasis – e muito bom, diga-se de passagem.

Inicialmente encartado no jornal britânico The Times, o álbum apresenta, em suas 11 faixas, (boas) canções menos conhecidas de seu grupo, como “Listen Up”, “Married with Chidren” e “Sad Song”, além de sucessos como “Wonderwall” e “Slide Away” – esta, aliás, em uma ótima versão. Noel também arrisca um cover de seus conterrâneos de Manchester, The Smiths (“There Is a Light that Never Goes Out”).

Em “The Butterfly Collector”, do The Jam, o líder do Oasis tem a companhia de ninguém menos que Paul Weller, o autor da canção. Juntos, Gallagher e Weller também cantam “All You Need Is Love”, dos... er, você sabe quem.

A delicadeza dos arranjos majoritariamente acústicos – com direito a cordas e tudo – escancara o grande artífice que Noel é. Nas belíssimas “Don't Go Away” e “Half the World Away”, o líder do Oasis brilha. E, por não fazer feio diante do microfone, fica no ar a dúvida: por que ele tem aturado o mala do Liam durante todos esses anos, se ele pode muito bem fazer tudo sozinho?

O título do álbum saiu do refrão de “Fade Away”, lançada, a princípio, como lado B de “Cigarettes & Alcohol” – e posteriormente incluída na ótima compilação The Masterplan –, que abre o CD.

Recentemente, Noel declarou que, no final da turnê mundial Dig Out Your Soul, do Oasis, se dedicará a gravar um álbum solo, para valer mesmo, com canções inéditas gravadas em estúdio. E o mais provável é que saia coisa boa daí.

Em tempo: o músico disponibilizou no iTunes as cinco faixas que completam a íntegra do espetáculo. São elas: “It's Good to Be Free”, “Talk Tonight”, “Cast No Shadow”, “The Importance of Being Idle” e “Don't Look Back in Anger”, todas em versões impecáveis.

Nenhum comentário: