sexta-feira, 6 de julho de 2007

E o disco vira literatura...

Artigo publicado no jornal IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 131 (abril de 2007).



Site oferece gratuitamente e-books inspirados em clássicos do rock

Na contramão dos álbuns que foram inspirados em livros, a Mojo Books vem com uma idéia insólita: disponibilizar gratuitamente em seu site (mediante um simples cadastro) uma série de romances escritos sob a influência de discos consagrados da música pop como Pet Sounds (a obra-prima dos Beach Boys), Racional (Tim Maia), o cavalo-de-vendas Thriller (Michael Jackson), Transformer (Lou Reed), Technique (New Order), Doolittle (Pixies), In It For the Money (Supergrass), Dummy (Portishead) e muito mais.

A cada semana, um novo título é lançado. E, no momento em você estiver lendo esse artigo, certamente já estarão disponíveis os livros Cartola e Ziggy Stardust (David Bowie). Também é possível obter os arquivos de capa (em extensão *.jpg), que podem ser impressos e guardados em tradicionais caixas de CD - esse, aliás, é o formato dos livros.

Uma curiosidade é com relação à tiragem: como se fossem "livros de verdade", todos os títulos possuem uma quantidade limitada de downloads - sendo que os de menor apelo terão um número inferior de exemplares disponíveis. E no momento em que um e-book esgota, não há reposição - quem não baixou... paciência. No fechamento dessa edição, inclusive, o site informava que Revolver, dos Beatles, já havia esgotado.

Outros títulos previstos são: Madonna, Ramones, Beatles (novamente), The Doors, Mutantes, Duran Duran, Velvet Underground, Strokes, Radiohead, Vangelis (a trilha de Blade Runner) e muitos outros.

Com sua inteligente iniciativa de aproximar a literatura da música pop, a Mojo Books traz um atrativo extra à leitura - hábito tão pouco estimulado em nosso país. E vale lembrar aos escritores em potencial que as portas estão abertas para novos trabalhos: é só enviar a sinopse e, havendo interesse, o site entra em contato.

O endereço é: www.mojobooks.com.br

Nenhum comentário: