sexta-feira, 6 de julho de 2007

Juanes: sangue latino

CD Mi Sangre (Surco, Universal Latino, importado)
2004

Artigo publicado no jornal
IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 131 (abril de 2007).



Pop star colombiano emplaca música no horário nobre brasileiro

Brasileiro tende a olhar de cima para baixo para os seus hermanos latinos. E isso de maneira generalizada - do México ao Uruguai. Difícil saber qual a razão de uma postura tão arrogante. Pensa bem: que diferença pode haver entre os demais povos do continente... e nós? Por que eles são vistos aqui de maneira tão ridícula (visto que, entre outras semelhanças, somos tão sentimentalóides quanto eles)?

Será que o Brasil foi transferido para a Europa e agora passou a ser um país anglo-saxão (e ninguém fez a gentileza de me avisar)?

Existe até um provérbio (aliás, isso já foi comentado aqui no IM): "se bunda falasse, falaria espanhol". Coisa feia. E a ojeriza é tamanha que acaba se alastrando para a apreciação musical. Inclusive, quando um artista brasileiro grava em espanhol, neguinho diz que é "estratégia de marketing da gravadora" para "atingir o mercado latino". Ah, faça-me o favor.

A despeito de nomes como Ricky Martin e Shakira, a América Latina possui artistas de qualidade que não têm a devida visibilidade no Brasil, como os argentinos Fito Paez, autor já gravado por Caetano Veloso (a linda "Um Vestido Y Un Amor") e pelos Paralamas do Sucesso (o hit "Trac Trac"), além de Charly García (cuja "De Mí" foi registrada por Lulu Santos em seu Liga Lá, de 1997), entre outros. O mexicano Luis Miguel não seria um exemplo adequado: direciona seu trabalho a um público de faixa etária mais elevada e, astuto, prioriza os clássicos do cancioneiro hispânico.

Tudo bem, o mercado interno brasileiro é fortíssimo - inúmeros bons expoentes, aliás, acabam não tendo seu valor reconhecido. Mas, mesmo assim, o país poderia ser, musicalmente, mais... amistoso para com a sua vizinhança.

Entretanto, eis que o imprevisível acontece: uma canção latina embala o romance dos pombinhos na novela das oito. E, suprema ironia: o povo acaba gostando da música.


Mi Sangre foi editado, na verdade, em 2004

Estamos falando de "Para Tu Amor", canção simples, porém de grande intensidade, que ganhou destaque na trilha da recém-encerrada novela Páginas da Vida. Faixa de Mi Sangre, terceiro álbum do pop star colombiano Juanes (editado, na verdade, em 2004), "Para Tu Amor" acabou, indiretamente, batizando o trabalho (o título saiu da letra dessa canção: "para tu amor, lo tengo todo/ desde mi sangre hasta la esencia de mi ser").

Seu álbum anterior, Un Día Normal, de 2002, permaneceu na Billboard Latina por dois anos seguidos, estando no Top Ten por 92 semanas - um recorde. Também gerou vários singles de sucesso, e oito indicações ao Grammy, tendo sido laureado em cinco.

Na ocasião, é possível que muita gente aqui no Brasil tenha achado esquisito. Assim como deve ter recebido com igual estranheza a notícia de que Juanes participou de uma faixa no álbum Duets: An American Classic, de Tony Bennett. Mas esses são indícios claros de que a mentalidade vigente no Brasil muito provavelmente está... equivocada.

Por sinal, Mi Sangre é um disco razoável de pop rock - e muito bem produzido, aliás (o lançamento de seu sucessor já foi anunciado para setembro desse ano). Seus melhores momentos são "Sueños", "Nada Valgo Sin tu Amor", "Amame" e "Volverte a Ver".

De qualquer forma, o álbum abriga uma faixa cantada em espanhol que cometeu a façanha de obter (ainda que com o auxílio luxuoso da máquina televisiva) grande aceitação popular em nosso país.

E isso dá no que pensar.

Nenhum comentário: