sexta-feira, 6 de julho de 2007

James Morrison: a bola da vez

CD Undiscovered (Universal)
2006

Resenha publicada no jornal
IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 131 (abril de 2007).



Vencedor do BritAwards 2006 tem o seu (bom) álbum editado no Brasil

Depois do inglês Blunt (que, indiretamente, tornou-se personagem de uma situação inédita: os ouvintes brasileiros telefonando para as rádios, implorando, "pelo amor de Deus", para que PARASSEM de tocar "You're Beautiful"), um outro James é a grande aposta de sucesso na música pop mundial. Trata-se de James Morrison, também inglês, que tomou de assalto o verão europeu com o single "You Give Me Something", faixa seu primeiro álbum, Undiscovered, que acaba de ser editado no Brasil pela Universal.

Hoje com 21 anos de idade, Morrison passou por maus bocados na infância. Em entrevista ao site Teen Hollywood, ele contou que tem um problema respiratório desde quando era bebê e que "morreu" quatro vezes e foi "ressuscitado" pelos médicos. "Tecnicamente, eu morri quatro vezes. E os médicos disseram à minha mãe que eu tinha 75% de chances de ter algum problema mental por causa disso, mas ela se negou a desligar os aparelhos", disse o cantor.

Aos 13 anos, foi apresentado ao blues por um tio e, desde então, essa é a sua maior fonte de inspiração, ao lado do r&b, soul, pop e gospel. - influências devidamente colocadas em prática no álbum. Undiscovered é um trabalho interessante, com pianos e metais onipresentes nos arranjos, e que - repleto de timbres vintage - mostra-se totalmente despreocupado com modernidade e originalidade.

A verdade é uma só: alguém sempre irá recorrer à música negra. E com gigantescas chances de se dar bem.


No encarte, cantor enumera suas influências

Pelo seu modo melancólico, bluesy de cantar, a imprensa britânica já o chamou de "Otis Redding inglês" - o que é curioso, porque a influência mais perceptível em James Morrison é a de... Stevie Wonder ("The Letter", até pela evidente gaita, é um bom exemplo). Destaque para "Wonderful World", "Under the Influence", a faixa-título e as baladas "The Pieces Don't Fit Anymore" e "The Last Goodbye".

No encarte do disco, ele lista os artistas que inspiram suas composições e interpretações: “Stevie Wonder [nota: o primeiro nome mencionado pelo cantor. Sintomático, não?], Otis Redding, Al Green, Michael Jackson, Van Morrison, Cat Stevens, Nirvana, Spencer Davies Group, Radiohead, Sly Stone, Marc Bolan, Toots & The Maytals, Ray Charles, Nina Simone e Jimi Hendrix”.

James Morrison, aliás, foi agraciado com o prêmio de melhor cantor na edição do BritAwards do ano passado. Ouça Undiscovered e descubra por quê.

Nenhum comentário: