sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Almir Sater e Renato Teixeira: vozes de um outro Brasil

CD 7 Sinais (Velas) e CD/DVD No Auditório Ibirapuera (Som Livre)
2007


Resenha publicada no jornal
IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 133 (junho de 2007).



Os parceiros Almir Sater e Renato Teixeira prosseguem cantando as coisas da terra em seus novos trabalhos

Existe um Brasil bem diferente daquele que nós, moradores das grandes capitais, conhecemos - e que muitos, na verdade... nem conhecem. E esse outro Brasil é um lugar onde ainda se ouve a cigarra (e não tiros) anunciando o sol do dia seguinte e onde, pela manhã, o galo ainda canta - assim como os pássaros à tarde. Nesse país diferente, as pessoas não têm tanta pressa, conseguem sorrir e o mato... ainda cresce.

E essa terra é cantada com grande propriedade pelos notáveis (e parceiros) Almir Sater e Renato Teixeira, ambos com novos trabalhos: 7 Sinais (Velas) e No Auditório Ibirapuera (Som Livre), respectivamente.

7 Sinais é um álbum que traz dez faixas inéditas e autorais de Sater, onze anos depois de Caminhos me Levem, seu último disco. Em seu novo trabalho, além de exibir o virtuosismo de sempre nas dez cordas, o violeiro permanece fiel em cantar as coisas da terra. A letra de "No Rastro de Lua Cheia" (cujo co-autor é o próprio Renato) é a mais genuína poesia do campo:

No quintal lá de casa, passava um pequeno rio
que descia lá da serra, ligeiro e escorregadio.

A água era cristalina, que dava para ver o chão -
ia cortando a floresta, na direção do sertão.



A sanfona de Dominguinhos se faz presente na brejeira "Lua Nova". Outros pontos altos do disco são "Planície de Prata", "Horizontes" (outra parceria com Teixeira) e a instrumental "Pitiguyri", composta com Tavinho Moura.

Já Renato Teixeira, definido certa vez por Fábio Jr. como
"o maior poeta caipira desse país", revisa sua extensa trajetória em No Auditório Ibirapuera, editado também em DVD. O compositor consegue comover a platéia com canções como "Amora", "A Primeira Vez que Fui ao Rio" e a linda "Tocando em Frente", que recebeu ótimo registro na voz de Maria Bethania na década de 1990.

"Recado", sucesso de Joanna nos anos 80, é cantada solitariamente pela própria. Pena Branca, que fazia dupla com o finado Xavantinho, participa de "Quando o Amor se Vai". E "Frete", famosa como o tema da série Carga Pesada, tem como convidados Chitãozinho & Xororó. "Romaria", o maior êxito de sua carreira (célebre na voz de Elis Regina), encerra o espetáculo.

O DVD (o primeiro de Renato) apresenta seis faixas a mais do que o CD, entre elas a bela "Amanheceu, Peguei a Viola" (que se tornou conhecida como tema de abertura do extinto programa Som Brasil, apresentado por Rolando Boldrin) e "Um Violeiro Toca", co-escrita justamente com... Sater.

Almir Sater e Renato Teixeira são as vozes desse outro Brasil mais bonito e bem melhor para se viver. Esse país que nunca vai morrer.

Nenhum comentário: