Esse blog reúne mais de 200 resenhas e artigos que tenho escrito ao longo dos anos para o jornal musical carioca IM - International Magazine - do qual fui colaborador de 2005 a 2009 -, para o portal Let's Rock e para o tomneto.blogspot.com. Para reproduzir qualquer texto deste blog, entre em contato com o autor.
sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008
Caetano Veloso: ‘Cê’, o DVD
DVD Multishow: Cê ao Vivo (Universal)
2007
Resenha publicada originalmente no jornal IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 138 (novembro de 2007).
O mais recente show de Caetano Veloso chega ao mercado também em vídeo
Aproximadamente um mês após o seu lançamento em CD (contendo 17 faixas), a Universal edita em DVD Multishow: Cê ao Vivo, de Caetano Veloso. Trazendo na íntegra a apresentação realizada no dia 12 de junho desse ano na Fundição Progresso (Rio de Janeiro), o registro audiovisual apresenta 24 músicas.
Das sete faixas que ficaram de fora da versão áudio de Cê ao Vivo, cinco foram lançadas originalmente no álbum de estúdio (uma das duas exceções é a boa “Descobri que Sou Um Anjo”, de Jorge Ben, que fecha o espetáculo): “Musa Híbrida”, a boa “Deusa Urbana”, “Wally Salomão”, “Um Sonho” e “O Herói”. Com isso, o repertório quase inteiro de Cê foi executado ao vivo - apenas o equívoco luso “Porquê?” foi excluído do set list. Ainda bem.
“A Voz do Violão”, música que integrava o repertório do “Rei da Voz” Francisco Alves, é precedida por um hilário (e corajoso) comentário de Caetano sobre a resposta de um internauta no blog de um conceituado jornalista. E, nos extras, há uma descontraída entrevista do compositor, explicando a gênese de Cê e a semelhança deste com Transa (1972). Caetano também fala sobre a escolha dos músicos da banda e não esconde a sua satisfação com a concepção sonora obtida pelos jovens instrumentistas que o acompanham nesse trabalho.
O cenário simples de Hélio Eichbauer visa não desviar a atenção do espectador da música coesa e minimalista produzida por Caetano e seu trio. E a proximidade do palco com a platéia reforça a intimidade do público com o artista.
Multishow: Cê ao Vivo não somente complementa como amplia a proposta do CD. Altamente recomendado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário