quarta-feira, 9 de julho de 2008

Clapton, Zeppelin e Dylan: lições de paleontologia

Resenha publicada originalmente no jornal IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 139 (dezembro de 2007).


Com a proximidade do Natal, chegam ao mercado coletâneas dos dinossauros Eric Clapton, Led Zeppelin e Bob Dylan

O Natal está chegando e as gravadoras - cada vez mais atordoadas diante da verdadeira orgia que se tornou o download ilegal de mp3 - escolhem o caminho mais óbvio para tentar assegurar o panetone: os discos com “grandes sucessos”.

Com isso, chegam ao mercado compilações de uma tríade de dinossauros: Eric Clapton (Complete Clapton, Universal), Led Zeppelin (Mothership, Warner) e Bob Dylan (Dylan, Sony BMG). Via de regra, coletâneas foram feitas somente para aqueles que são verdadeiros neófitos na obra de um determinado artista. Mas também existem exceções.


'Complete Clapton' se mostra uma compilação... ahn, completa
CD
Complete Clapton (Universal)
2007


Para acompanhar o lançamento de seu livro de memórias, Eric Clapton: Uma Autobiografia, o Deus da Guitarra edita Complete Clapton, um best of que, para fazer jus ao título, é realmente... ahn, completo - pelo menos do ponto de vista cronológico da coisa.

O álbum duplo apresenta faixas do Cream (“Badge”, “White Room”, “Crossroads”, “Sunshine Of Your Love”), do Derek and the Dominoes (a bela “Bell Bottom Blues” e o clássico “Layla”), da carreira solo (“I Can't Stand It”, “Wonderful Tonight”, “After Midnight” e as covers de “Knockin' On Heaven's Door” e “I Shot The Sheriff”), até o bem-sucedido período pop (a multi-grammyadaChange The World”, “Tears in Heaven”, “Bad Love”, “My Father's Eyes”), fechando a tampa com “Ride The River”, do mais recente trabalho de Clapton, The Road To Escondido (2006), gravado em parceria com J.J. Cale, autor de “Cocaine”.


A 'nave-mãe' do Zeppelin está prestes a zarpar novamente

CD
Mothership (Warner)
2007


A questão é simples: além da questão natalina, Mothership foi lançada na esteira do retorno do Led Zeppelin - a data de fechamento dessa edição é anterior a 10 de dezembro, data marcada para o primeiro show do Zeppelin, na arena 02, em Londres. A apresentação presta uma homenagem a Ahmet Ertegun, com renda revertida para a instituição que leva o nome do falecido fundador da Atlantic Records - que concede bolsas de estudo para jovens de famílias pobres.

E Mothership, para quem ainda não está bem inteirado no trabalho de um dos maiores gigantes do rock, é muito bem-vinda. Compre ontem. Mas, se você possui a compilação dupla Remasters (cujo repertório é bem parecido com o dessa) ou a sua versão quádrupla, pode esquecer a recém-lançada.

Verdadeiramente interessante é a edição especial que traz um DVD bônus com performances ao vivo da banda entre 1969 e 1979 - ainda que, na verdade, esse audiovisual seja a versão resumida do ótimo DVD duplo Led Zeppelin, de 2003.



'Dylan' retrata bem o grande bardo americano


CD
Dylan (Sony BMG)
2007


Dessas três compilações, no entanto, a mais recomendável é Dylan, do ilustre senhor Robert Zimmerman. A edição nacional da coletânea do grande bardo americano traz 18 faixas bem escolhidas, como “Blowin' In The Wind”, “Like a Rolling Stone”, “All Along The Watchtower” e “Lay Lady Lay”.

Existe, contudo, uma versão importada, tripla, que inclui um libreto de 40 páginas e nada menos que 51 (!) canções, como “It's All Over Now, Baby Blue”, “Jokerman”, “I Shall Be Released”, e muitas outras. Um belíssimo documento de Bob Dylan.

Enfim, agora você já tem mais opções para se presentear nesse Natal, não?

Nenhum comentário: