quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Natal sem Roberto Carlos



Pela primeira vez em quatro décadas, o Rei deixa de lançar o seu tradicional disco de fim de ano

Por essa, ninguém esperava: pela primeira vez em quarenta anos (!), Roberto Carlos deixa de lançar o seu (digam o que disserem) sempre aguardado álbum anual. Mesmo nos momentos mais dolorosos da vida do Rei, sempre houve algum lançamento. Foi o caso de 30 Grandes Sucessos, compilação editada em 1999, ano em que faleceu Maria Rita, esposa do cantor.

Se tudo transcorresse dentro da normalidade, RC teria lançado em dezembro último, em CD e DVD, Roberto Carlos En Vivo, trazendo o registro das apresentações realizadas em Miami nos dias 24 e 25 de maio de 2007.

É uma estranha coincidência que isso tenha ocorrido justamente no ano em que Roberto Carlos foi notícia em todos os veículos - mas não somente por sua música. O Rei, todos sabem, ficou indignado com a publicação de sua biografia não-autorizada, Roberto Carlos em Detalhes, de Paulo César de Araújo e acabou entrando em um acordo com a editora que publicou a obra (e não “mandou retirar o livro das prateleiras”, como foi noticiado). Ficou acertado que a comercialização do livro seria descontinuada, evitando, dessa forma, uma ação judicial que - considerando a lei brasileira de copyright - seria favorável a RC.

Mas a mídia preferiu colocar RC uma situação desagradável, atribuindo-lhe uma certa... hum, intransigência. Um famoso escritor escreveu um artigo em um jornal paulistano, condenando a decisão de Roberto e classificando sua atitude como “infantil”. E foi além: afirmou também que “a vida particular de uma pessoa pública não pertence a ela”. Esqueceu-se, contudo, de acrescentar ao texto o seu endereço residencial e os números de seus telefones fixo e celular.

, ele não disse que uma pessoa pública não possui vida privada?


CD e DVD estão previstos para fevereiro

O lançamento de Roberto Carlos En Vivo, no entanto, não foi descartado. A previsão é que CD e DVD cheguem ao mercado agora em fevereiro, aproveitando a data de St. Valentine's Day (o Dia dos Namorados no hemisfério norte). No repertório, sucessos do artista vertidos para a língua hispânica - como “Detalles (Detalhes)”, “Desahogo (Desabafo)” e “Que Será De Ti (Como Vai Você)”, entre outros -, além de clássicos do cancioneiro sul-americano, como “Aquarela do Brasil” e “El Dia Que Me Quieras”.

O site oficial de RC, ao anunciar que não haveria disco novo do Rei esse ano, informou que os lançamentos de Roberto Carlos em 2007 seriam as luxuosas caixas Pra Sempre - Em Espanhol, volumes I e II, produzidas pelo pesquisador Marcelo Fróes, também editor do INTERNATIONAL MAGAZINE. E essas, de fato, foram as únicas alternativas que para que a grande maioria dos lares brasileiros pudessem ouvir um novo produto do cantor durante a ceia natalina.

E certamente deve ter havido quem preferisse ficar sem nozes ou rabanadas...

Nenhum comentário: