quarta-feira, 27 de agosto de 2008

The Police: ‘Synchronicity Concert’ é finalmente lançado em DVD


DVD
Synchronicity Concert (Universal)
2008

Resenha publicada originalmente no jornal IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 141 (abril de 2008).
Disponível também no portal LET'S ROCK.


Aproveitando a bem-sucedida vinda do Police ao Brasil, gravadora lança inédito registro audiovisual de turnê do trio

Em resposta ao CD Zero da Sony & BMG, a Universal criou a série MusicPac, que disponibilizou CDs de áudio nacionais e internacionais em embalagens digipack, com preços promocionais. O aparente êxito da empreitada fez com que a gravadora investisse também na reedição de DVDs. E, entre os títulos apresentados, existe um que merece atenção especial: Synchronicity Concert, do Police. Gravado em novembro de 1983, em Atlanta - e lançado no exterior em 2003 -, o trabalho permanecia inédito em DVD no Brasil.

A turnê promovia o quinto e mais bem-sucedido trabalho da banda, Synchronicity - ironicamente, também o último -, que continha hits como “King of Pain”, “Wrapped Around Your Finger”, “Tea In The Sahara” e o clássico “Every Breath You Take”.

Aliás, das onze faixas de Synchronicity, apenas três não foram executadas: a ótima “Murder By Numbers” (provavelmente pela complexidade de seu arranjo) e as dispensáveis “Miss Gradenko” e “Mother”. O set list ainda trazia sucessos anteriores como “Walking On The Moon”, “Message In a Bottle”, “De Do Do Do De Da Da Da” e “So Lonely”, entre outros.

A introdução de “Walking In Your Footsteps” tem a peculiaridade de ser pontuada por uma indígena flauta de pã, exatamente como Sting tem feito durante a atual Reunion Tour. E a fusão “Can't Stand Losing You/ Reggatta de Blanc” que quase pôs o Maracanã abaixo também já aparecia nesse show.

Entretanto, apesar do sucesso da turnê, pode-se dizer que esse não foi o melhor momento ao vivo da carreira do grupo. Explico: a técnica instrumental de Stewart Copeland, Andy Summers e Sting já era indiscutível na ocasião e o repertório do trio, irrepreensível. Contudo, sabe-se lá Deus por que, o Police decidiu colocar no palco... três saltitantes vocalistas femininas. Bem, nada contra backing vocalistas - sobretudo se forem... , bem apessoadas. Mas o fato é que as intervenções das meninas acabaram colocando, digamos... um “glacê” absolutamente desnecessário nos arranjos habitualmente enxutos do grupo.

De qualquer forma, Synchronicity Concert é apresentado com opções de áudio 2.0 e 5.1. Nos extras, quatro canções em multi-ângulo (“Synchronicity II”, “Roxanne”, “Invisible Sun” e “Don't Stand So Close To Me”), trailer da turnê e entrevista com os três integrantes, concedida em 1984 em Melbourne, Austrália. Trata-se, portanto, de uma memorabilia essencial para os fãs do grupo.

Nenhum comentário: