quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Bob Dylan: veja o filme e ouça o disco



CD
I'm Not There - Original Soundtrack (Sony & BMG, importado)
2007


Resenha publicada originalmente no jornal IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 141 (abril de 2008). Disponível também no portal LET'S ROCK.



A trilha sonora de ‘I'm Not There’, cinebiografia de Bob Dylan, tem vida própria

Tendo estreado no Estados Unidos em novembro - no Brasil, três meses depois -, I'm Not There, cinebiografia de Bob Dylan, tem recebido críticas bastante positivas. E muito desse entusiasmo deve-se à maneira nada linear com que Todd Haynes decidiu contar a trajetória do bardo americano: o diretor estruturou a trama em várias estórias que não se relacionam entre si. O objetivo era retratar, ainda que de modo fragmentado, os momentos mais marcantes da vida daquele que é um dos mais influentes artistas do século XX.

Além disso, Haynes utilizou seis (!) atores para interpretar as várias facetas de Dylan. Entre eles, Richard Gere, Christian Bale (o homem-morcego de Batman Begins e do ainda inédito The Dark Knight), o recém-falecido Heath Ledger (o Coringa do já mencionado The Dark Knight) e até uma mulher, a atriz Cate Blanchett - que, curiosamente, foi quem mais se assemelhou fisicamente com o autor de “Blowin' In The Wind”. E tão interessante quanto o filme é a sua trilha sonora, apresentada em CD duplo.


A faixa-título aparece em duas versões


Para a gravação do álbum, foi criada, inclusive, uma banda, a Million Dollar Bashers. Arregimentada por Lee Ranaldo (Sonic Youth), a MDB tem entre seus integrantes Tom Verlaine (do Televison), Steve Shelley (também do Sonic Youth), Tony Garnier (baixista de Dylan) e Nels Cline (do Wilco). O grupo toca em cinco músicas, cada qual com um vocalista diferente - como, por exemplo, em “Cold Irons Bound” com o próprio Verlaine; “Maggie's Farm”, na voz de Stephen Malkmus (ex-Pavement); e “All Along The Watchtower” (imortalizada por Jimi Hendrix), na companhia de Eddie Vedder, do Pearl Jam.

A banda Calexico desempenha função semelhante no CD, servindo de acompanhante para, entre outros, o veterano Willie Nelson (“Señor (Tales of Yankee Power)”) e para Charlotte Gainsbourg (“Just Like a Woman”).

A faixa-título está presente em duas versões: uma na voz do próprio Bob Dylan, acompanhado pela The Band - gravação somente agora lançada com a autorização do autor (até então, só havia sido editada no “bootleg” The Genuine Basement Tapes, vol 2); e a outra, trazida para o universo do supracitado Sonic Youth.

Destaque também para a versão de “Simple Twist of Fate”, gravada por Jeff Tweedy, líder do Wilco, grupo considerado um dos maiores expoentes do chamado alt.country - e, portanto, familiarizado com a sonoridade de Dylan. Jack Johnson consegue se sair bem em “Mama You've Been on My Mind/A Fraction of Last Thoughts on Woody Guthrie”. E o mesmo vale para Mark Lanegan em “The Man in the Long Black Coat” e, especialmente, para o menino Marcus Carl Franklin (um dos seis “Dylans” do filme), com uma segurança típica de gente grande em “When the Ship Comes In”.

I'm Not There é um caso raro de trilha que sobrevive independentemente da película, resultando em uma boa opção para se ouvir abordagens diferentes da obra de Bob Dylan. E vale lembrar que, para promover o seu mais recente álbum de inéditas, o ótimo Modern Times (de 2006), o lendário músico tem três shows de sua Never Ending Tour agendados para março no Brasil: dois em São Paulo (no Via Funchal) e um Rio de Janeiro (no Rio Arena).

Nenhum comentário: