domingo, 27 de maio de 2007

O Rei volta a investir no mercado latino

CDs Antología: Todos Los Grandes Éxitos (2006) e Grandes Éxitos (2007)

Resenha publicada no jornal
IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 130 (março de 2007). Versão atualizada.



Coletâneas editadas no exterior fazem um balanço do sucesso de Roberto Carlos nos países de língua hispânica


Até 1997, Roberto Carlos manteve a constância de sua discografia internacional (direcionada majoritariamente aos países latinos), iniciada nos anos 70. Foi naquela década que o cantor começou a editar para o exterior um álbum rigorosamente igual - em capa, repertório, tudo - ao lançado no Brasil, porém com as letras em espanhol. Nos anos 90, os álbuns latinos de RC começaram a ter pequenas diferenças de repertório em relação aos discos anuais brasileiros. Exemplos: "Adonde Andarás Paloma", "Tristes Momentos", "Una Casita Blanca", e a sua ótima versão para "Me Vuelves Loco" (de Armando Manzanero, muito conhecida no Brasil graças à versão em português do mago Paulo Coelho, gravada por Elis Regina) permanecem inéditas em disco em território nacional. E a belíssima "Tengo que Olvidar", aparece apenas na compilação 30 Grandes Canciones (2000).

Em sua entrevista coletiva anual (concedida em dezembro último), o Rei declarou que faria um show em Madrid, ainda esse ano, no qual cantaria vários de seus sucessos vertidos para o idioma de Cervantes, além de clássicos do cancioneiro latino. E que esse espetáculo seria lançado em CD e DVD.

Por essa razão, a Sony espanhola, para aquecer as turbinas, editou naquele país a compilação Antología: Todos los Grandes Éxitos, trazendo, em dois CDs, os quarenta maiores sucessos de Roberto Carlos em língua hispânica, tais como: "Detalles", "La Distancia", "Amada Amante", "Emociones" e "Si El Amor Si Va" (que rendeu a RC um Grammy, em 1988), entre outras. As duas únicas faixas em português são "Eu Daria a Minha Vida", de Martinha, e "Namoradinha de um Amigo Meu".

Curiosidades: "Sentado a la Vera Del Camino", que Roberto gravou em dueto com o Tremendão Erasmo (no ótimo Erasmo Carlos Convida, de 1980) traz em Antología... a participação da americana Eydie Gormé. "Si Piensas... Si Quieres", que no Brasil foi gravada com Fafá de Belém em 1991, apresenta como convidada na versão hispânica a falecida cantora e atriz espanhola Rocío Dúrcal. E em "Amiga" (célebre duo com Maria Bethânia no original em português, de 1982), RC recebe a companhia da também espanhola Ana Belén.

O grande trunfo dessa coletânea, no entanto, é a inclusão de um DVD com dezessete aparições do Rei no canal espanhol TVE (Radio Televisión Española) de 1976 a 1994. Artigo de colecionador.

Todavia, o local das apresentações (realizadas nos dias 24 e 25 de maio desse ano) de Roberto Carlos acabou sendo transferido de Madrid para Miami, no Estado da Flórida, EUA . E, com essa motivação, a Sony lançou nova coletânea, Grandes Éxitos, desta vez direcionada à América Latina e ao território americano. Editada em CD simples, pode ser compreendida como uma versão compacta de Antología, contendo 16 sucessos do cantor - todos em espanhol. Recomendável apenas para as pessoas que querem se iniciar na obra do Rei.

Vale lembrar que não há previsão de lançamento dessas duas compilações no Brasil, o que é particularmente lamentável no caso da coletânea dupla. Entretanto, os produtos podem ser encontrados em algumas lojas virtuais.

Nenhum comentário: