domingo, 27 de maio de 2007

Roupa Nova: Acústico 2 - a Missão

CD e DVD RoupAcústico 2 (Roupa Nova Music)
2006

Resenha publicada no jornal
IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 130 (março de 2007).



Grupo retoma os sucessos que ficaram de fora do primeiro RoupAcústico

Após a visibilidade obtida com RoupAcústico (2004), o grupo Roupa Nova apresenta a continuação desse projeto, sintomaticamente batizado de RoupAcústico 2 (Roupa Nova Music), gravado ao vivo em junho do ano passado no Tom Brasil (SP) e que, a exemplo de seu antecessor, está devidamente disponível em CD e DVD.

Aí você certamente se pergunta: "puxa, e eles têm repertório que justifique um repeteco desse tipo?". Mas é claro que sim: o sexteto - de grande técnica instrumental e impecável nas harmonias vocais - acumulou em 26 anos de carreira fonográfica uma verdadeira penca de sucessos populares que não caberiam em um único trabalho.

Bem, é claro que os maiores hits foram gravados no álbum anterior. Mas. de qualquer forma, RoupAcústico 2 garante a festa, com um set list de respeito: "De Volta pro Futuro", "Vício", "Felicidade", "Chama", "Tímida", a linda "Começo, Meio e Fim" (de Tavito, Ney Azambuja e Paulo Sérgio Valle) e "Amor de Índio" (de Beto Guedes e Ronaldo Bastos, uma das mais belas letras escritas no Brasil; seria necessário um artigo inteiro para interpretar as suas elaboradas imagens).

Como é de praxe em projetos desse tipo, não poderiam faltar os convidados: Toni Garrido em "Sensual"; a cantora e talentosa atriz Marjorie Estiano em "Flagra", de Rita Lee; e Pedro Mariano em "É Cedo", uma das três inéditas - as outras são "Retratos Rasgados" e "A Metade da Maçã".

A eficaz "Um Sonho a Dois", de Sullivan e Massadas, tem a participação de Cláudia "Babado Novo" Leitte - na gravação original (que fez bastante sucesso na década de 1980), era Joanna que fazia dueto com o grupo. Além de ser bonita pra chuchu, Cláudia canta muito bem e tem potencial para ultrapassar as fronteiras do limitado território do axé. Mas, para que isso ocorra, o primeiro passo é ela começar a se distanciar do estilo de Ivete Sangalo e buscar uma cara própria.

RoupAcústico 2, a exemplo de seu antecessor, faz jus à vitoriosa carreira do grupo. Contudo, depois de dois álbuns retrospectivos, resta agora saber como o Roupa Nova se comportará em um álbum inteiramente de material novo. Aguardemos.

Nenhum comentário: