segunda-feira, 28 de maio de 2007

George Benson & Al Jarreau: par de ases


CD
Givin' It Up (Concord, importado)
2006


Resenha publicada no jornal IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 130 (março de 2007).




Givin' It Up é o (feliz) resultado do encontro dos dois craques


Pela lógica, quando um dos maiores guitarristas vivos do mundo une forças ao único vocalista que conseguiu a façanha de ganhar o Grammy em três (!) categorias distintas (jazz, pop e r&b, respectivamente), a hipótese mais provável... é que saia coisa boa. Não deu outra: Givin' It Up (Concord, importado) é um trabalho que honra a reputação dos norte-americanos George Benson e Al Jarreau.

Coerente com a carreira de ambos, o disco transita com desenvoltura e competência entre o virtuosismo do jazz e a fluência do pop e do r&b, onde a palavra de ordem era "colaboração", sem o menor sinal de egotrip - o que é surpreendente, em se tratando de dois artistas dessa envergadura.

Isso fica claro no clássico "Breezin'", de Bobby Womack, grande sucesso de George Benson (inclusive, é o título de seu álbum de 1976), da qual Al Jarreau aqui, brilhantemente, se apropria. A "resposta" vem logo a seguir: a pop e (com o perdão do trocadilho) ensolarada "Morning", provavelmente o maior hit de Jarreau, aparece quase inteiramente instrumental, dedilhada na insuspeitada guitarra de Benson.

Outro grande momento é "Every Time You Go Away", de Darryl Hall (da dupla com John Oates), grande sucesso dos anos 80 na voz de Paul Young. A dupla brilha também em "Summer Breeze", do duo Seal & Crofts e em "Ordinary People" do incensado cantor e pianista John Legend.

Givin' It Up apresenta ainda um elenco all star de convidados: Herbie Hancock (que dispensa apresentações); os contrabaixistas Stanley Clarke e Marcus Miller; a cantora Patti Austin (que fez dueto com Benson em "Moody's Mood", de 1980); e o pianista e o jovem trompetista Chris Botti.

O melhor, no entanto, ficou para o final: "Bring it on Home to Me", soul dilacerado de Sam Cooke, tem o auxílio luxuoso de ninguém menos do que Sir Paul McCartney - que, sem nenhuma cerimônia, acaba roubando a cena.

E, mencionando mais uma vez o Grammy, vale lembrar que Givin' It Up recebeu três indicações para a premiação: "God Bless the Child" (performance vocal de r&b tradicional); "Breezin'" (performance de r&b em duo ou grupo, com vocais); e "Morning" (pop instrumental) - tendo sido premiado com essa última. E não é difícil imaginar por quê.


Nenhum comentário: