sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Simply Red: simplesmente... uma pena


CD Stay (simplyred.com, Universal)
2007

Resenha publicada originalmente no jornal
IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 134 (julho de 2007).



Em seu novo álbum, Simply Red dá munição aos seus detratores

Em 2005, ao lançar o refinado Simplified (no qual retoma alguns de seus sucessos, temperando-os com uma certa... hum... latinidad), Mick Hucknall, o músico que grava sob o nome Simply Red prometeu para o ano passado um projeto semelhante: Unplified, no qual outros hits seriam retomados, porém com a sua pegada característica. E não foi isso o que aconteceu. Hucknall preferiu editar (novamente pelo selo próprio simplyred.com, distribuído no Brasil pela Universal) Stay, CD de inéditas, o décimo de sua carreira.

E abandonar (ou adiar) a idéia do álbum de regravações acabou sendo um mau negócio. O Simply Red, detentor de um caminhão de boas faixas, dessa vez... desapontou. Entre as onze faixas do disco (sendo dez autorais, mais "Debris", do repertório do The Faces), não há nenhuma balada com a eficiência de uma "Say You Love Me" ou "You Got It". O balanço black das ancestrais "Something Got Me Started" ou "Come To My Aid"? Esqueça. Hucknall, apesar de ainda estar com a voz em dia, gravou um disco insosso, opaco, que soa como um mero esboço de si próprio. Depois da primeira audição, vai demorar para você ter vontade de ouví-lo novamente.

Para não dizer que tudo é absolutamente sem graça, é possível, com boa-vontade, salvar "So Not Over You", "The Death of Cool" (de todas as melodias, essa é a melhor) e "They Don't Know". Nenhuma três, no entanto, entraria em uma coletânea, sem sombra de dúvidas. O coral infantil em "Little Englander" é simplesmente constrangedor. Para um grupo com um passado feliz como o Simply Red...

Aliás, nem precisa ir tão longe: em comparação ao último de inéditas, Home, de 2003 - que teve pelo menos um sucesso, a boa versão de "You Make Me Feel Brand New", dos Stylistics -, Stay perde de goleada. E o pior é que, dessa vez, os detratores de plantão terão toda a razão. Se Hucknall gravasse o tal segundo álbum de sucessos, provavelmente se pouparia desse vexame.

Com o perdão do trocadilho infame: simplesmente... uma pena.

Nenhum comentário: