sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Lulu Santos: todos reunidos em uma pessoa só



CD Long Play (Som Livre)
2007





Cantor se mostra multifacetado em Long Play, seu novo CD

Durante a sua já extensa carreira, Lulu Santos já flertou com os mais diversos estilos: rock, bolero havaiano, samba pop, discothèque e afins. Tudo por "libido", como ele mesmo afirma. E várias dessas possibilidades estéticas se fazem presentes - e de maneira bastante natural - em Long Play (Som Livre), seu 21º álbum.

Ainda que apresente guitarras bem menos ostensivas do que em Letra e Música (2005), seu ótimo CD anterior, o disco novo não deixa de ter uma sonoridade de banda. E o background de rock do músico fica claro na nervosa "Domingo Maldito", onde, a exemplo dos Titãs (em "Domingo", de 1995), Lulu também pragueja o "dia de descanso". A tensão está também no crossover de "Dopamina", que mistura guitarras ásperas e uma bateria seca a seqüenciadores e vocais levemente distorcidos. Já "Contatos" (a primeira faixa de trabalho) e "Ninguém Merece" trazem a assinatura pop típica do autor de "Fogo de Palha".

"Olhos de Jabuticaba", que abre os trabalhos, é canção pop dançante de inegável brasilidade - o berimbau contribui muito para esse sabor. "Seu Aniversário" é uma convincente faixa disco de parabéns - que, aliás, conta com dois remixes (sendo um instrumental, para... hã... karaokê).

Depois de tantas incursões no samba, Lulu já demonstra intimidade com o estilo. "Propriedade Particular" e "Boa Vida" têm toda a estrutura harmônica e melódica tradicionais do gênero - ambas, porém, com arranjos bem atualizados. Engenhoso. Já a eletrônica algo Kraftwerk fica evidente na sinuosa e minimalista "Surreal".

As duas surpresas do álbum são: a versão de "Deixa Isso pra Lá", considerado o primeiro rap nacional, imortalizado na voz de Jair Rodrigues; e, numa provável forma de endossar o funk carioca, o registro interessante de "Se Não Fosse o Funk", sucesso de MC Marcinho. Até mesmo quem não gosta de batidão periga gostar dessa faixa...

Ainda que sem superar o seu antecessor, Long Play é um disco de Lulu Santos - e isso, por si só, já diz bastante coisa. Todo mundo sabe: em se tratando de pop nacional, ele é o cara.

Nenhum comentário: