sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Vanessa da Mata: falando sério

CD Sim (Sony BMG)
2007


Resenha publicada originalmente no jornal
IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 134 (julho de 2007).



Em seu terceiro álbum, a cantora mato-grossense comete o seu trabalho mais ambicioso

A despeito do enorme sucesso de "Ai Ai Ai" ("Se você quiser, eu vou te dar um amor desses de cinema/ não vai te faltar carinho..."), faixa de Essa Boneca Tem Manual, seu segundo álbum, muitos ainda vêem Vanessa da Mata apenas como "aquela cuja voz é uma mistura de Adriana Calcanhotto com Marisa Monte". E esses vão levar um baita susto com Sim (Sony BMG), terceiro disco da cantora mato-grossense.


Produzido muitíssimo bem por Kassin e Mário Caldato Jr. e gravado entre o Rio e Kingston, Sim traz a participação de músicos do calibre de João Donato (que toca piano no quase-bolero "Meu Deus"), o baterista Wilson das Neves e os guitarristas Fernando Catatau, Pedro Sá e Davi Moraes, entre outros. Na parte jamaicana da empreitada, houve a colaboração da dupla de bambas do reggae Sly Dunbar e Robbie Shakespeare em cinco faixas, entre elas a simpática "Vermelho".


Os arranjos de "Baú" e "Fugiu com a Novela" são simplesmente surpreendentes: as distorções, os timbres modernosos e a brasilidade ocupam o mesmo lugar no espaço sem o menor sinal de conflito. E "Você Vai me Destruir", então? Uma canção derramada, de temática quase brega, sob um groove típico da disco. Inesperado.

"Minha Herança: Uma Flor" fecha o álbum trazendo apenas a cantora e seu violão (instrumento que ela mesma confessou não dominar), em um momento de delicadeza semelhante à "Nossa Canção" - em 2003, ela gravou uma das melhores versões do clássico da Jovem Guarda, de autoria de Luiz Ayrão.

"Boa Sorte/ Good Luck", dueto com Ben Harper, tem tido boa execução radiofônica. Esse é o primeiro single de um álbum que possui grande potencial comercial - em "Amado" e "Quem irá nos Proteger?", por exemplo. Detalhe: "Ainda Bem", faixa de seu disco anterior, ainda toca nas rádios, impulsionada pela inclusão na trilha da finda novela das sete.


Sim é um trabalho ambicioso e significará alguns passos à frente para a carreira de Vanessa da Mata. Decididamente, ela não está de brincadeira.

Nenhum comentário: