segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Led Zeppelin: o lado doce dos bárbaros


CD Long Ago and far Away: The Celtic Tribute to Led Zeppelin (CHTG, importado)
2007

Resenha publicada no jornal
IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 136 (setembro de 2007).



Disco-tributo apresenta uma visão peculiar das imortais canções do Led Zeppelin

Muitas pessoas sentem calafrios diante da simples menção da palavra “disco-tributo”. É compreensível: com a justificativa de tratar-se de uma singela “homenagem”, verdadeiras atrocidades já foram cometidas com artistas ilustres. Contudo, esse não é caso de Long Ago and Far Away: The Celtic Tribute to Led Zeppelin, editado pelo selo americano CHTG - até o momento, sem previsão de lançamento no Brasil -, no qual as canções do gigante liderado por Jimmy Page e Robert Plant são relidas (como o próprio título alude) sob uma formatação celta. Todas as faixas foram executadas pelo grupo Boys From County Nashville, uma provável agremiação de músicos de estúdio - que não possui nenhum outro trabalho senão este.

O povo celta - até ser subjugado pelo Império Romano - ocupou boa parte da Europa, com grande presença no território que hoje é a Grã-Bretanha. E a sua música melancólica influenciou bastante o Led Zeppelin - o que não causa nenhum estranhamento, em se tratando de uma banda inglesa. Aliás, podemos dizer que a suavidade celta serviu de contraponto à violência sexual quase bárbara, presente não somente na obra como também no cotidiano do quarteto - todos conhecem aquela estória do cação com a fã, não é mesmo?

As faixas do Led que já traziam o acento celta em suas gravações originais - como “That's the Way”, “Black Mountain Side” e “Bron-Y-Aur Stomp” - soaram absolutamente naturais. Aliás, as delicadas “The Rain Song”, “The Battle of Evermore” e “Going to California” (melodias capazes de sensibilizar até um viking) ficaram excelentes. Mas curioso mesmo foi ver aríetes do Led Zeppelin como “Black Dog” e “Rock and Roll” executados em arranjos urdidos por harpas, concertinas, banjos e gaitas de fole. E ainda que totalmente metamorfoseadas, ambas as canções são facilmente reconhecíveis. Ah, sim: você está se perguntando se “Stairway to Heaven” está nesse álbum, certo? Acredite: os tais Boys From County Nashville tiveram coragem de reler esse clássico. E sabe que ficou até bom?

Ainda que o resultado não tenha sido um disco propriamente estupendo, é impossível negar: ficou interessante. É o tipo do álbum agradável para se escutar... em uma longa viagem de carro, por exemplo.

Com isso, o ouvinte tem um modo diferente de ouvir as canções imortais do Led Zeppelin. E, por sinal, há rumores de que a banda - a exemplo do que ocorreu esse ano com o Police e a formação (quase) original do Van Halen - deverá retomar as suas atividades ainda em 2007, com Jason, filho do lendário John “Bonzo” Bonham, assumindo as baquetas.

Nenhum comentário: