segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Sandy & Junior: adeus também foi feito para se dizer

CD e DVD Acústico MTV (Universal Music)
2007


Resenha publicada no jornal
IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 136 (setembro de 2007).



Acústico MTV marca a despedida da dupla Sandy & Junior


Em abril desse ano, os irmãos Sandy & Junior concederam entrevista coletiva para anunciar o término de sua carreira enquanto dupla - o que, convenhamos, não foi nenhuma surpresa para ninguém. Antes da despedida, porém, eles gravariam um Acústico MTV e sairiam em turnê para promover o trabalho e se despedir do publico. Pois bem: o produto acaba de ser colocado no mercado, em CD e DVD (seguindo a cartilha da emissora paulistana), via Universal Music.

E, para analisarmos não somente esse trabalho, mas a trajetória dos dois filhos de Xororó como um todo, devemos recorrer a uma das mais severas leis do marketing e da música: o target. Todos possuem um público-alvo - ou mais de um - para atingir. Isso é líquido e certo. E, mesmo que Sandy & Junior (por uma questão etária, cultural ou mesmo de gosto) jamais tenham feito música para você caro (a) leitor (a), a verdade é que, para os adolescentes - em especial, meninas - dos anos 90... eles acertavam na mosca.

E negar isso é uma arrogância gigantesca.

Basta ouvir com atenção, por exemplo, “A Lenda” (uma canção, na verdade, lançada originalmente pelo Roupa Nova) . Ou as versões que eles gravaram de “Inesquecível (Incancellabile)” ou “No Fundo do Meu Coração (Truly, Deeply, Madly)”. E eles nem incluíram “Não Ter” nesse Acústico...

O hermano Marcelo Camelo canta os primeiros 60 segundos de “As Quatro Estações” quase à capella - trazendo a canção para o universo de sua (ex?) banda - e isso é um elogio, claro. Já Lulu Santos toca slide em “Você pra Sempre (Inveja)”. E isso faz pensar: por que será que dois caras dessa envergadura emprestariam seu prestígio a esse projeto? Visibilidade? Grana? Ah, façam-me o favor.

Ivete Sangalo é a convidada da versão blues de “Enrosca” (de Guilherme Lamounier), grande sucesso na voz de Fábio Jr. E o Acústico ainda inclui duas inéditas: “Segue em Frente” (composta por Junior) e “Abri os Olhos” (de autoria de Sandy).

Bem, temos que falar de target mais uma vez: o tempo passou e os adolescentes da década de 1990 viraram pessoas adultas. E Sandy & Junior, dessa forma, não conseguiam mais dialogar com seu público. Sandy, portanto, passará a investir na sua carreira de cantora “séria” - ela andou fazendo alguns shows que incluíam jazz e MPB - e Junior, ao que parece, se dedicará ao ofício de instrumentista e produtor musical.

Vida que segue.

Nenhum comentário: