sábado, 6 de janeiro de 2007

Dire Straits: mais do mesmo

CD Private Investigations - The Best of... (Mercury/ Som Livre)
2005


Resenha publicada no jornal
IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 119 (fevereiro de 2006).



Provavelmente para manter o (merecido) culto ao Dire Straits - essa que foi, sem dúvida, uma das mais respeitadas bandas de todos os tempos -, a Som Livre soltou no mercado a coletânea Private Investigations - The Best of Dire Straits & Mark Knopfler (Mercury).

Quase todos os cavalos-de-batalha do grupo do exímio guitarrista de voz rouca estão aqui: a inconfundível "Sultans Of Swing", a etérea "Brothers In Arms", os sucessos "Walk Of Life" e "Money For Nothing" (com a famosa participação de Sting) e a linda "On Every Street" (ouça essa na estrada, à noite, e compreenda todo o seu esplendor).

Sim, QUASE todos: estão ausentes, por exemplo "Lady Writer", "Heavy Fuel", "Why Worry"... Mas somente a ingenuidade nos permitiria pensar que a gravadora poderia abrigar todos os hits em um CD só e, dessa forma, diminuir o apelo do catálogo dos Straits - que permanece, do ponto de vista comercial, interessante até os dias atuais.

O diferencial dessa coletânea é a presença de canções dos álbuns solo do líder Mark Knopfler, como a boa "What It Is" (de Sailing To Philadelphia, de 2000) e "Boom, Like That" (de seu mais recente CD, Shangri-La), além de faixas de trilhas sonoras que ele realizou, como "Going Home" (tema principal de Local Hero).

O álbum traz uma faixa inédita: "All The Roadrunning", dueto de Knopfler com a cantora country Emmylou Harris, que integra o CD que a dupla lançará em 2006. A paixão de Mark Knopfler pela música country já havia sido exposta anteriormente no álbum Neck And Neck, gravado em parceria com Chet Atkins, em 1990.

No exterior, há uma segunda edição (dupla) desse trabalho, trazendo "Your Latest Trick", "Calling Elvis", "So Far Away", entre outras.

Enfim, Private Investigations... (assim como a também coletânea Money For Nothing, de 1988) é uma boa introdução ao elegante classic rock do Dire Straits. Entretanto, Sultans Of Swing - The Very Best of Dire Straits (1998) - embora também incompleto, é um cartão-de-visitas mais abrangente, possuindo inclusive correlato em DVD. E as compilações são realmente o que podemos esperar do Dire Straits - visto que Knopfler declarou recentemente não ter vontade de retomar as atividades da banda, por hoje sentir muito mais prazer em trabalhar sob uma estrutura menor.

Nenhum comentário: