sábado, 6 de janeiro de 2007

George Benson: pop não é pecado

CD Live - Best Of... (GRP/Universal)
2005


Resenha publicada no jornal
IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 118 (dezembro de 2005).



George Benson acaba de lançar um novo trabalho: Live - Best Of... (Universal). Quer dizer..... nem tão novo assim: essa apresentação ocorreu em maio de 2000, no Waterfront Hall, em Belfast, Irlanda do Norte - tendo sido inclusive já lançada em DVD (Absolutely Live).

Instrumentista excepcional - ligado inicialmente ao jazz - , Benson aproximou-se posteriormente do pop com o disco Give Me The Night, cuja faixa-título tornou-se um sucesso mundial, gerando descontentamento entre seus admiradores de primeira hora. Mas, verdade seja dita: o pop de George Benson (nascido em Pittsburgh, em 1943) é absolutamente competente e acima de qualquer contestação.

Competência, aliás, que permeia Live - Best Of... - no qual o músico - acompanhado por uma insuspeitada big-band - não esqueceu o jazz, mas optou por priorizar as canções radiofônicas.

Ao contrário do DVD (cujo repertório era dividido em módulos de diferentes estilos), no álbum Benson misturou todas as possibilidades de seu trabalho. O CD é iniciado com um pop de primeira: o sucesso "Turn Your Love Around", seguida pelos solfejos perfeitos de "This Masquerade", um dos melhores momentos do disco.

Na entrevista contida como extra do audiovisual, George Benson afirma que, como guitarrista, já não é "tão rápido quanto antes" e que pratica todos os dias. Pura modéstia. A excelência do músico (sem dúvida um dos melhores do mundo nas seis cordas) aparece nas instrumentais "Breezin'", "Deeper Than You Think" e "Hipping The Hop". O falecido cantor Donny Hathaway (famoso por "The Closer I Get To You" e "Where Is The Love", ambas em dueto com Roberta Flack) é homenageado com a versão de Benson para a sua "The Ghetto".

Mas são as canções que marcaram presença nas FM's que dão o tom do disco: a ótima "Love x Love", "Never Give Up On A Good Thing", a supracitada "Give Me The Night" e, fechando os trabalhos, o clássico "On Broadway", em um verdadeiro show de swing e musicalidade.

Live - Best Of.. poderia muito bem ser um CD duplo - contendo as canções do DVD que ficaram de fora do álbum, com o acréscimo dos hits "Inside Love (So Personal)", "Nothing's Gonna Change My Love For You" e "You Are The Love Of My Life", entre outros. Se bem que a quantidade de sucessos de George Benson é tanta que... seria exaustivo para o artista apresentar tudo em um único espetáculo. Está provado que Benson é um craque em cima de um palco, mas também seria muito oportuno se nós tivéssemos dele o atestado de vigor criativo que um (bom) álbum de inéditas sempre significa. Vamos aguardar.

Nenhum comentário: