domingo, 4 de fevereiro de 2007

Almir Sater e o Brasil profundo

CD Um Violeiro Toca (Som Livre)
2006

Resenha publicada no jornal
IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 125 (setembro de 2006).



Sem lançar um álbum de inéditas há dez anos - o último foi Caminhos me Levem - o cantor, compositor, ator bissexto (atualmente faz parte do elenco da novela Bicho do Mato) e virtuoso da viola caipira Almir Sater se encontra em estúdio gravando um CD que contará com a participação de Dominguinhos. Enquanto isso, chega ao mercado uma coletânea com os maiores sucessos de seus 25 anos de carreira: Um Violeiro Toca (Som Livre).

Natural do Mato-Grosso do Sul e parceiro do grande Renato Teixeira, Almir Sater fala com propriedade (a exemplo do autor e intérprete de "Romaria", célebre na voz de Elis Regina; e "Frete", tema de Carga Pesada) das coisas da terra, da gente do campo. O músico, aliás, é um raro exemplo autor que vive aquilo que canta: mora atualmente numa fazenda no Pantanal Mato-Grossense.

Com uma poesia simples - mas de grande sensibilidade - Sater nos conta histórias da roça em forma de canções, como em "Chalana", "Varandas", a bela "Peão" ("diga, você me conhece?/ Eu já fui boiadeiro/ conheço essas trilhas, quilômetros, milhas..."), "Sodade Matadeira"e a faixa-título, co-escrita com o já mencionado Renato Teixeira:

"Quando uma estrela cai, no escurão da noite,
e um violeiro toca suas mágoas,
então os
óios dos bichos vão ficando iluminados
rebrilham neles estrelas de um sertão enluarado.

Quando um amor termina, perdido numa esquina,
e um violeiro toca sua sina,
então os
óios dos bichos vão ficando entristecidos
rebrilham neles lembranças dos amores esquecidos...
"

E, especialmente em "Estradeiro", "Rasta Bonito" e na instrumental "Doma", Almir Sater (que foi aluno do mestre Tião Carreiro, da dupla com Pardinho) mostra a notável técnica que fez com que fosse considerado um dos mais habilidosos músicos das dez cordas. Destaque também para a sua versão para a brejeira e antiqüíssima "Cabecinha no Ombro".

Para quem deseja conhecer e compreender as raízes do País (o chamado "Brasil profundo", como alguém disse, há algum tempo), Um Violeiro Toca certamente pode dar um bom auxílio.

Nenhum comentário: