domingo, 4 de fevereiro de 2007

Ed Motta: que bom voltar


CD Ao Vivo (Trama)
2006

Resenha publicada no jornal IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 125 (setembro de 2006).




Dois anos após o seu lançamento em DVD, Ed Motta ao Vivo recebe agora, na íntegra, a sua versão em CD duplo, via Trama. Gravado no Directv Music Hall, em São Paulo, o show divulgava o álbum Poptical, o primeiro trabalho do cantor após sua saída da gravadora Universal. No ano passado, Ed lançou o seu mais recente álbum de inéditas, o elaborado Aystelum.

Acompanhado por uma banda enxuta, porém afiada - apenas bateria, baixo, guitarra (quase sempre com boas intervenções de talking-box) e teclados - Ed revisa toda a sua carreira, desde os tempos do Conexão Japeri, (com "Manuel", "Vamos Dançar" e "Baixo Rio"), passando por Um Contrato Com Deus ("Solução"), pelo incompreendido Entre e Ouça (a faixa-título), pelos dois volumes do Manual Prático (a ótima "Vendaval", "Falso Milagre do Amor", o samba-jazz "Dez Mais um Amor", "Fora da Lei" e a bela "Outono no Rio", entre outras) até chegar ao supracitado Poptical ("Minha Casa, Minha Cama, Minha Mesa", "Coincidência", a ótima "Que Bom Voltar", e outras mais), numa apresentação refinada, na qual ele mostra que porque é, de fato, uma avis rara - dono de uma das musicalidades mais completas do cenário nacional.

Além de multi-instrumentista (na apresentação, chegou a tocar teclado e guitarra), Ed não economiza na performance vocal, interagindo muito bem com a platéia. E vale registrar a participação especial da talentosíssima cantora e pianista Tânia Maria - de quem o anfitrião confessou, em pleno palco, ser grande admirador. Radicada há muitos anos nos Estados Unidos, Tânia deu um verdadeiro show de técnica na instrumental "Funky Tamborim", de seu repertório.

Ed Motta havia lançado, em 1993, um outro álbum gravado durante um show. Contudo, até o prezado momento, a dobradinha CD + DVD Ed Motta ao Vivo é o registro definitivo do cantor em cima de um palco. E, para quem quiser adquirir o pacote completo, vale lembrar que o audiovisual traz, como extras, os clips de "Colombina" e "Tem Espaço na Van", além de um documentário minucioso das gravações de Poptical.

Nenhum comentário: