sábado, 3 de fevereiro de 2007

Sessão Flask Back

CDs Disco Music e Pop Songs - Songs & Piano (Som Livre)
2006


Resenha publicada no jornal
IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 123 (julho de 2006).



Recentemente, na comunidade do IM - INTERNATIONAL MAGAZINE no Orkut (aliás, aproveito o ensejo para refazer o convite: nada de acanhamento, pessoal - apareçam) houve um tópico muito interessante sobre a "década mais fecunda" da música pop. Os anos 60 foram, obviamente, bastante mencionados. Mas o correto seria dizer que as décadas de 70 e 80, de maneira surpreendente, acabaram embolando a tabela. E é exatamente sobre isso que vamos falar agora.

Ao encerrar o seu cast, a gravadora Som Livre optou por intercalar seus lançamentos entre trilhas de novelas e coletâneas temáticas - em grande parte, abacaxis. As duas mais recentes, entretanto (Disco Music e Pop Songs - Songs & Piano), são inequivocamente dignas de registro.

Disco Music flagra, como o próprio título anuncia, canções da discothèque que integraram trilhas globais na década de 70. De modo que todos os elementos que seduziram uma geração (ou talvez mais que uma) - os magníficos arranjos de cordas, os onipresentes contratempos, os grooves matadores - estão aqui presentes em verdadeiros clássicos do gênero: a ótima "Young Hearts Run Free" (Candi Staton), "Everybody Dance" (Chic), "You Make Me Feel" (Sylvester), "Dance And Shake Your Tambourine" (Universal Robot Band), entre outros.

Muita coisa boa ficou de fora? Verdade. Ausentes, a soberba "Last Train To London" (Eletric Light Orchestra), a mortal "Disco Inferno" (The Trammps, sampleada por Lulu Santos e pelo DJ Marcelo "Memê" Mansur na versão de "O Descobridor Dos Sete Mares", 1995) e a definitiva "Rock With You" (de Michael Jackson; uma das mais perfeitas gravações que se tem notícia na música pop) já valeriam, sozinhas, um álbum inteiro. Entretanto, o pré-requisito para a escolha de faixas do CD era a inserção em novelas da emissora. De qualquer forma, aqui está um belo aperitivo, sem sombra de dúvidas - no melhor estilo música-de-festa-para-gente-feliz.

Mas não se pode deixar de dizer - ainda que, nesse comentário, não haja qualquer tipo de comparação entre as duas décadas - que a seleção de repertório de Pop Songs - Songs & Piano (focalizado circunstancialmente nos anos 80, porque a intenção, fazendo jus ao subtítulo, era reunir canções em que pianos estivessem proeminentes) foi bem mais feliz, trazendo gemas que povoaram as FMs naquele período: "The Way It Is" (Bruce Hornsby & The Range, que até o finado 2 Pac Shakur sampleou); as lindas "Steepin' Out" (Joe Jackson) e "After The Love Is Gone" (Earth, Wind & Fire; uma música de alcova daquelas); "Kiss On My List" (Daryl Hall & John Oates); "Head Over Heels" (Tears For Fears), e por aí vai. Cotação: para ouvir com a tecla REPEAT ALL acionada.

O mais curioso, contudo, é observar que uma determinada canção está presente tanto em Disco Music quanto em Pop Songs: "What a Fool Believes", dos Doobie Brothers. E certamente não foi à toa: trata-se um show de balanço e registro vocal (em algumas notas difíceis de alcançar), além de uma melodia composta de modo cirúrgico e um refrão simplesmente infalível. Nem um poste ficaria estático ao som dessa canção - e muitos produtores arrancariam pêlos das sobrancelhas para conceber desse nível. O óbvio ululante: lamentavelmente, já não se faz mais música assim nos dias atuais. Ouça e tire suas conclusões. Essa é a sugestão da casa.

Nenhum comentário: