domingo, 4 de fevereiro de 2007

Milton Nascimento solta a voz em coletânea

CD Perfil (Som Livre)
2006


Resenha publicada no jornal
IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 125 (setembro de 2006).



Depois de grandes nomes como Chico Buarque, Zélia Duncan, Gilberto Gil, Zé Ramalho, Caetano Veloso, Fábio Jr e Paralamas do Sucesso (os três últimos comentados recentemente aqui no IM - INTERNATIONAL MAGAZINE), chega a vez da voz límpida de Milton Nascimento na série de coletâneas Perfil (Som Livre).

E o repertório traz o que se espera de uma compilação de Bituca: "Canção da América" (com participação do Boca Livre), "Nos Bailes da Vida" (gravada com o Roupa Nova), a bela "Caçador de Mim", "Coração de Estudante", a ancestral "Travessia", "Maria Maria" e "Para Lennon & McCartney", entre outras.

As duas surpresas do repertório são a pop "Quem Sabe Isso Não Quer Dizer Amor?" (de Márcio e Lô Borges, originalmente lançada no último álbum de inéditas de Milton, o bom Pietá, 2003); e uma rara versão de "Encontros e Despedidas", com participação de Zezé Motta, feita para a trilha do balé O Último Trem, do Grupo Corpo. Dentro desse ponto de vista, uma ótima idéia seria a inclusão da linda "Tristesse" (também de Pietá), dueto de Milton com Maria Rita - e também gravada por Beto Guedes com Paula Toller em Dias de Paz, 1998.

Para os neófitos no trabalho de Milton Nascimento, Perfil assegura uma boa iniciação. Entretanto, para quem deseja se aprofundar na obra do cantor, a sugestão é o fundamental Clube da Esquina (1972), do qual, aliás, saíram várias faixas dessa coletânea: "Cais", "Tudo o que Você Podia Ser", "Nada Será Como Antes" e "Clube da Esquina, II". Gravado em parceria com o já mencionado Lô Borges (com a colaboração de nomes de peso como o supracitado Beto Guedes, Ronaldo Bastos, Fernando Brant, Toninho Horta, Tavito e muitos outros), Clube... é um dos melhores discos já editados nesse país e permanece ainda relevante e celebrado - exercendo, até os dias atuais, saudável influência em gente boa como o Skank, por exemplo.

Nenhum comentário: