sábado, 3 de março de 2007

George Michael revisa um quarto de século de carreira

CD Twenty Five (Sony & BMG)
2006


Resenha publicada no jornal
IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 128 (dezembro de 2006).



É, para quem declarou estar encerrando a carreira, George Michael, surpreendentemente, parece mesmo ter retomado o gosto pelo batente... Após lançar um DVD com sua biografia (A Different Story, devidamente resenhado na edição do IM - INTERNATIONAL MAGAZINE do mês passado) e iniciar turnê européia com shows sempre lotados, o cantor decidiu editar uma coletânea para documentar seus 25 anos de vida artística. Sintomaticamente batizada de Twenty Five (Sony & BMG), a compilação está sendo comercializada em versões dupla e tripla. E também está disponível a versão em DVD duplo, contendo praticamente TODOS os clipes de GM - o que configura um pacote bem mais completo do que Ladies And Gentleman, lançado em 1998.

A vida tem lá suas ironias: George passou quase toda a carreira tentando desvencilhar-se da imagem do sex-symbol que enlouquecia as adolescentes, no intuito de ser visto como um artista sério. E, no momento em que ele logra seu objetivo... acaba se reconciliando com seu passado. O CD 1, intitulado For The Living, traz duas faixas do Wham!, "Everything She Wants" e o hit oitentista "Wake Me Up Before You Go-go", ao lado dos sucessos dançantes de sua carreira solo (tais como "Fastlove", "Freedom '90", "Faith") e a inédita "An Easier Affair" (lançada como single no hemisfério norte esse ano). No restante da coleção, há mais três músicas de seu ex-grupo: "If You Were There", "Last Christmas" e o renegado mega-sucesso "Careless Whispers", composto quando o astro tinha apenas 17 anos de idade.

For The Loving, o segundo disco, focaliza as baladas românticas de George como "Father Figure", "Jesus To a Child", "Don't Let The Sun Go Down On Me" (com Elton John) e "One More Try", entre outras, apresentando também "This Is Not Real Love", dueto inédito com Mutya Bueno (integrante do trio pop inglês Sugababes).

E é justamente nesse CD que se encontra a maior surpresa do álbum (e de seus grandes trunfos): tendo cantado "Drive My Car" com Sir Paul McCartney no Live 8, no ano passado, GM teve como convidado (mais do que) especial em Twenty Five ninguém menos do que o próprio Paul, em um dueto emocionante em "Heal The Pain", exclusivamente gravada para esse trabalho. A colaboração faz todo o sentido: a canção possui todo o estilo McCartney (melodia, harmonia, arranjo acústico, letra, vocais em falsete) e a participação do ex-beatle pode ser muito bem compreendida como um aval ao trabalho de George - o cara conseguir levar Macca para o estúdio para cantar uma música... de sua autoria? Eis uma façanha para poucos.

Obviamente disponível apenas na versão tripla, For The Loyal, o terceiro álbum, é uma compilação de lados B, apresentando, em sua maioria, canções obscuras como "You Know That I Want To", "Please Send Me Someone", além das boas versões para "Roxanne" (sucesso do Police) e "My Baby Just Cares For Me" (do repertório de Frank Sinatra). Mas traz dois atrativos à parte: a gravação ao vivo de "Brother Can You Spare a Dime" (que não consta em nenhum dos álbuns do cantor) e a também inédita "Understand", o terceiro single que o artista editou esse ano.

Além de um intérprete soberbo, George Michael certamente já entrou na galeria dos grandes compositores populares. Discorda? Em Twenty Five, não faltam argumentos para fazer você mudar de idéia.

Nenhum comentário: