sábado, 3 de março de 2007

Elton John: a seqüência, 31 anos depois

CD The Captain And The Kid (Mercury - importado)
2006


Resenha publicada no jornal
IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 127 (novembro de 2006).



Será que é realmente necessária uma nota introdutória acerca do astro inglês Sir Elton John? Provavelmente não. Mas, em todo caso: trata-se de um dos maiores autores de música popular de todos os tempos, responsável por canções estupendas que estão impressas no córtex cerebral de várias gerações no mundo inteiro, tais como "I Guess That's What They Call It The Blues", "Daniel", "Rocket Man", "Nikita", "Empty Garden", "Skyline Pigeon", "Little Jeannie", além do clássico-mor "Your Song", entre muitas outras.

Entretanto, houve um período (mais precisamente entre a segunda metade dos anos setenta e início dos noventa) em que Elton, imerso no inferno das drogas, viu sua criatividade esmaecer de modo indisfarçável - embora sem jamais deixar de emplacar um hit aqui ou ali. Essa fase foi marcada por álbuns inócuos como The One - do qual só se salvou a pérola que dava nome ao álbum.

A reabilitação do músico foi marcada pelo ótimo Made In England (1995). A partir de então, Mr. Reginald Dwight (seu nome de batismo) recolocou o trem novamente nos trilhos, realizando álbuns que faziam jus à sua trajetória - com exceção do apenas mediano The Big Picture (1997), que ainda assim trazia a bela "Live Like Horses".

E, dois anos após o bom Peachtree Road - que não obteve, pelo menos no Brasil, a visibilidade merecida -, Elton acaba de editar mundialmente o álbum The Captain And The Kid (Universal), a inesperada continuação do bem-sucedido Captain Fantastic and The Brown Dirty Cowboy (1975), de onde saiu o hit "Someone Saved My Life Tonight".

Elton, há muito, deixou de permitir que qualquer sopro de "modernidade" se infiltrasse em sua música - portanto, não espere dele nenhuma novidade. O que há aqui é o bom e velho Elton John que você conhece e o seu inseparável piano, sem invencionices desnecessárias. E o músico brilha em "Wouldn't Have You Any Other Way", "Blues Never Fade Away" e na bela "The Bridge".

Destaque também para o vigoroso country-rock "Just Like Noah's Ark", para a balada country que batiza o trabalho e para "And The House Fell Down", que flerta com o estilo de música de saloon.

The Captain and The Kid é uma seqüência digna para um clássico. Trata-se de álbum sem altos e baixos, que pode ser ouvido sem a exclusão de uma faixa sequer. E não custa nada lembrar que está confirmada para 20 de janeiro de 2007 a apresentação do astro no Rio de Janeiro - a exemplo dos seus compatriotas Rolling Stones, que chacoalharam a areia da Praia de Copacabana em fevereiro desse ano. Quem esteve lá que o diga.

Nenhum comentário: