sábado, 3 de março de 2007

U2: música ou ativismo?

CD 18 Singles (Universal)
2006


Resenha publicada no jornal
IM - INTERNATIONAL MAGAZINE, edição nº 128 (dezembro de 2006).



Ainda apontada por muitos como a maior banda de rock do mundo na atualidade - o que até faz sentido - o U2 editou mundialmente, no dia 20 de novembro, aquela que visa ser, até então, a sua compilação "definitiva": 18 Singles (Universal), comercializada em duas versões: simples e dupla (que traz um DVD bônus com 10 faixas registradas ao vivo na passagem da Vertigo Tour pela cidade de Milão, na Itália), com tiragem limitada. Há também uma versão em vinil - além do correlato em DVD, com todos os clipes das faixas que integram o CD.

E os clássicos da banda de Dublin estão praticamente todos aqui: "One", "New Years's Day", "With Or Without You", "Beautiful Day", "Mysterious Ways" e "Pride" entre outros. De novidade, apenas a participação do Green Day em "The Saints Are Coming" (lançada originalmente em 1978 no álbum de estréia do grupo punk escocês The Skids), e a inédita "Window In The Skies" - ambas gravadas no lendário estúdio Abbey Road, com produção de Rick Rubin. Portanto, para os neófitos no trabalho do U2, a coletânea é bem-vinda.

O vocalista Bono Vox é hoje uma figura respeitada pelos líderes mundiais (como, por exemplo, o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, um de seus principais interlocutores), pelo fato de utilizar a sua popularidade de modo extremamente louvável: em prol de causas nobres como o perdão da dívida externa dos países subdesenvolvidos para com as grandes potências; e também por chamar a atenção do planeta para o flagelo da aids, que mata 2,5 milhões de pessoas por ano no continente africano, segundo dados oficiais.

Entretanto, todo esse engajamento talvez signifique que a música em si... possa estar ficando em segundo plano.

Tudo bem, estamos aqui falando de uma banda extremamente prolífica, com 26 anos de carreira. Contudo, há a possibilidade de 18 Singles trazer um certo... hum, desconforto aos antigos admiradores do grupo, justamente por tratar-se da terceira (!) compilação do U2 em apenas oito anos (a primeira foi The Best of 1980 - 1990; e a segunda, The Best of 1990 - 2000).

E devemos considerar que, apesar de ter gerado um primeiro single estupendo ("Vertigo") e uma turnê mundial (com direito a um ótimo show no Brasil) registrada em DVD, o mais recente álbum de Bono e cia, How To Dismantle An Atomic Bomb não pode ser considerado exatamente um The Joshua Tree ou um Acthung Baby.

Fica, portanto, a dúvida: será que 18 Singles, do ponto de vista criativo, é um mau sinal? Caso seja realmente isso... paciência. Salvar o mundo é bem mais importante do que mero entretenimento.

Nenhum comentário: